Trabalhos de discentes de Fisioterapia da UNIFACOL são publicados em livros e revista

Três trabalhos científicos produzidos por discentes do curso de Fisioterapia da UNIFACOL – Centro Universitário Facol foram publicados em livros e revista. Os trabalhos contaram com orientações de docentes da instituição.

O primeiro foi publicado no livro Fisioterapia: Princípios Fundamentais, da editora Conhecimento Livre. O artigo, que faz parte do capítulo 11, teve como tema “Efeitos da bola suíça no pré-natal fisioterapêutico para a melhora do posicionamento fetal”. Participaram da produção as alunas: Débora Marinho, Rita de Cassia Barros e Idayane Marinho. O professor Alexandre Delgado foi o orientador da equipe, que apresentou o trabalhou também no Congresso Internacional de Terapia Manual e Posturologia.

“Agradeço à UNIFACOL pelo preparo e excelente escolha aos docentes, que nos orientam e nos ensinam das melhores formas possíveis. Foi uma experiência incrível e de muito aprendizado, tendo em vista que tratou-se da minha primeira apresentação em um congresso internacional”, frisou a aluna Débora Marinho.

A segunda publicação ocorreu também no livro Fisioterapia: Princípios Fundamentais. O trabalho, que faz parte do capítulo 8, teve título “Experiência de Fisioterapeutas e Pacientes com a Terapia Cognitivo Funcional para Manejo da Dor Lombar Crônica: Uma Revisão”. A produção foi da aluna Franscielly Rodrigues Silva.

O professor José Cândido, orientador do trabalho, destacou a importância da publicação. “É essencial fomentar o interesse pela pesquisa desde o ensino básico, e principalmente no ensino superior, onde devem ser formados profissional e pesquisador simultaneamente. Com isso, teremos nas próximas gerações pessoas capacitadas para o mercado de trabalho embasadas nas melhores evidências científicas”, disse.

A terceira publicação do curso ocorreu na Revista O Mundo da Saúde, que tem fator de impacto 1.4. “Efetividade da Drenagem Linfática manual com ou sem o uso da bandagem funcional da dor, fadiga e edema dos membros inferiores em gestantes: Ensaio clínico” foi o título do artigo, que teve como autores Alexandre Delgado, Iza Arruda, Catarina Ratts, Diego Queiroz, Rita de Cássia, José Igor e Jamilly Ingrid.

“A prática baseada em pesquisas e evidências agrega o melhor conhecimento científico e uma maior resolutividade na assistência em saúde, proporcionando aos acadêmicos um profundo aperfeiçoamento formativo”, enfatizou Iza Arruda, coordenadora do curso de Fisioterapia da UNIFACOL.